quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Uma vida descomplicada

Quando se pensa em Cristianismo, em geral se pensa em um grupo religioso com uma série de régras dificeis de serem cumpridas. Ao entrar em algumas igrejas é possível rapidamente fazer uma lista de "não pode", variando de atos de comportamento até roupas permitidas ou não. Torna-se dessa forma a vida cristão muito dificil e não atraente para os frequentadores estranhos ao sistema. Não creio que este seja o legado dos ensinamentos de Jesus.

No capítulo 23 do livro de Mateus, podemos observar Jesus criticando a hipocrisia de um grupo auto-denominado fariseus. No verso 4, ele literalmente declara que eles atavma fardos pesados e os colocavam sobre os ombros dos homens. Não tenha uma visão errada desse grupo. Eles eram considerados judeus devotos, zeloso de sua religião, cumpridores de suas obrigações de culto. No entanto, Jesus os descreve como hipócritas que colocam desafios dificeis no dia a dia das pessoas.

Em outra passagem, na qual Jesus foi convidado a comer na casa de um Fariseu, ele é questionado do porquê de seus discípulos não lavarem as mãos ritualmente antes das refeições. Jesus responde perguntando aos fariseus porque eles colocavam os mandamentos dos homens na frente dos mandamentos de Deus. Jesus dá uma aula sobre impureza, mostrando que não adianta lavar o exterior do copo, se o interior está sujo. Jesus prometeu que seu fardo seria leve e fácil de carregar.

Uma das melhores ilustrações sobre complicação na vida se encontra no primeiro livro de Samuel, onde Davi está se preparando para enfrentar Golias e recebe a armadura de Saul para melhor lutar contra o gigante, mas aquela armadura grande e pesada não estava ajudando Davi e sim prejudicando-o. Não era capaz de se mover com destreza dentro dela, então optou por deixá-la de lado e venceu o gigante com uma funda. Não adiantava colocar mais um elemento de complicação, Davi optou pelo mais simples e venceu.

Jesus disse: "vinde a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados e eu vos aliviareis". Faça opção pela vida descomplicada que Jesus tem pra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário