quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Torne-me uma pessoa sábia

1 Rs 3:9 "A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?"

Em um dos momentos mais marcantes da história de Salomão, Deus pergunta a ele o que gostaria de ter. Normalmente um rei pediria grandeza, vitória sobre seus inimigos ou riquezas. Cada um desse fatores era importante pra manter e desenvolver um reino, no entanto Salomão percebia que existia um fator muito mais importante: a sabedoria. Salomão era jovem quando assumiu o reinado, então pediu a Deus que o enchesse dessa característica.

No livro de provérbios ele afirma "sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possues na aquisição de entendimento." (Provérbios 4:7). Ele sabia que tudo na vida depende da sabedoria com que lidamos com os fatos cotidianos. Em uma passagem, quando questionado por duas mães sobre de quem seria um filho vivo, para poder decidir, ele dá um resposta típica dos reis da época: Corta o bebê ao meio! Em sua grande sabedoria, percebeu que a verdadeira mãe preferiria ver o filho com outra do que morto. Como rei ele poderia determinar qualquer coisa, mas como homem sábio sabia fazer a verdade vir a tona. Seu reinado foi o mais pacífico e grandioso devido ao seu relacionamento precoce com o entendimento.

Infelizmente em nossas igrejas, muito poucas pessoas estão preocupadas em adquirir sabedoria. Não é errado orar por curas, bençãos materiais, entre outras coisas, no entanto nossas orações ganhariam um novo nível se buscássemos a sabedoria. Saberíamos assim a orar melhor, sendo mais eficientes e recebendo muito mais daquilo que pedimos. A mulher sábia edifica a casa, a néscia à derruba. o líder sábio traz crescimento, o que não é cedo ou tarde destrói seu rebanho.

Tiago nos encoraja a pedir sabedoria que Deus dá a todos, sem lançar em rosto. Ele está disposto a nos tornar preparados para andar sabiamente em nnossos caminhos. Cabe a nós valorizar e buscar entendimento, a fi de adquirirmos maturidade. Sabedoria não é exclusividade dos velho, mas provém de nossas experiências com Deus e da ação do Espírito Sano em nossas vidas. Minha oração é que Deus nos dê grande sabedoria hoje e até o último dia de nossas vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário