sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

A Pedra

Jo 11:39 "Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias."

Diversas pregações já foram feitas na passagem sobre a ressurreição de Lázaro  Ênfase em Marta, em Maria, nos discípulos, no choro de Jesus. Aliás é um texto riquíssimo  com muitas facetas a serem exploradas. Uma das mais conhecidas utiliza o emblema da pedra movida como sinal de que temos que fazer "nossa parte" a fim de vermos o poder de Deus em ação. Ao estudar a Bíblia precisamos ter cuidado para que ensinos comuns não nos afastem de uma interpretação melhor e mais profunda do texto. Não estou aqui de todo discordando da doutrina da participação humana, no entanto este texto não se propõe a este ensino.

Vejamos o texto em si. Leia o capítulo e me responda: o que Lázaro fez? Nada. E Marta e Maria? Nada também. Quem além de Jesus fez alguma coisa? Os judeus que o estavam questionando minutos antes. Lázaro nada podia fazer por estar morto, Marta e Maria estavam convencidas que Jesus havia chego tarde. Os discípulos estavam confusos. Os judeus questionavam seu poder. Era um ambiente totalmente hostil a uma manifestação do poder de Deus. Não havia fé, nem expectativa. Havia choro, dor e tristeza. Um grande sentimento de impotência tomava conta de todo o ambiente. Apenas um homem mantinha a fé: Jesus, o Deus encarnado.

Em muitas passagens Jesus mostra o poder da fé, no entanto aqui ele mostra o poder de Deus. No verso 40 ele diz "Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?". Jesus chora porque não havia mais fé naquela cena senão a dele. No 42 fala: "Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste." Este homem Deus não duvidava nem por um minuto. Ele conhecia o pai, sabia de seu poder, sabia que era ouvido, sabia que era amado. A Fé dele derivava de seu conhecimento pleno do caráter e do poder de Deus.

Os judeus duvidavam de seu caráter: se ele se importasse teria chego antes. Marta e Maria do seu poder: agora já fazem quatro dias que ele está morto. Não importa a situação que você esteja passando, mas o seu milagre reside na capacidade de compreender o caráter e o poder do criador do universo. Em muitos momentos somos incapazes de vencer as situações que se apresentam a nós, mas o todo poderoso está conosco, dando forças e muitas vezes nos trazendo os milagres que não cremos. Não se engane. Lázaro morreu novamente. O maior milagre não era a ressurreição dele, mas sim o renascimento da fé daqueles que estavam a sua volta. Sua preocupação não era a mortalidade humana, mas sim a eternidade da confiança em Deus.

Seja qual for a situação que você viva, os milagres de Deus na sua vida servem para produzir fé genuína no seu coração. "Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma." (Tg 1:2-4). A lutas que enfrentamos são dádivas de Deus para nos aperfeiçoar. Confie em Deus, ele te ama e jamais se alegrará com o seu sofrimento, mas vai usá-los para produzir em nós a tão sonhada maturidade e a paz que excede todo o entendimento.

Em Cristo

Silvio Barbosa



Nenhum comentário:

Postar um comentário