domingo, 13 de janeiro de 2013

Nem sempre existe um culpado

Jo 9:3 "Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus."


Ao longo da história do ser humano na terra nos deparamos com o problema das dificuldades da vida. Nossa tendência natural é acreditar que os problemas, tristezas e angústias da vida são produzidas por erros que nós ou outras pessoas tenham cometido. Não somos diferentes da platéia de Jesus, que ao ver um cego, perguntava quem havia pecado para deixá-lo com esta deficiência. Obviamente muitos sofrem por seus erros ou erros dos outros, mas esse tipo de pensamento é falho para explicar muitos dos sofrimentos cotidianos que enfrentamos.



Jó era considerado por Deus o homem mais justo da terra. Foi permitido que ele sofresse a fim de sua justiça ser mostrada ao mundo e para que ele tivesse um encontro mais profundo com Deus. Os amigos tentavam encontrar explicações para o terrível estado de Jó. Acreditavam que ele era culpado por um ou vários pecados ocultos. Todos falharam, pois ele era irrepreensível  Seu sofrimento era causado pela vontade de Deus em revelar a ele seu coração e sua grandeza. O propósito era tornar aquele homem sofrido em alguém com um conhecimento mais puro do Deus que servia.



A Bíblia nos mostra que muitos servos fiéis sofreram. Muitos foram perseguidos, muitos mortos, muitos perderam entes queridos com a certeza de que Deus tinha um destino melhor para eles. O salmista, no Salmo 73, mostra sua falta de entendimento "Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios. Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força." (Sl 73:2-4). Como explicar o sofrimento dos justos e a prosperidade dos ímpios? O próprio salmista dá a resposta no verso 17: "Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles." Nossa falta de perspectiva nos faz acreditar no velho ditado: aqui se faz aqui se paga. No entanto Deus nem sempre traz julgamento às pessoas nessa vida e muitas vezes permite que os justos sofram por algum tempo. "No mundo tereis aflições..."



Não que eu acredite que Deus colocou seus filhos para sofrerem na terra. Não duvido do poder de Deus para curar ou para dar livramento. Creio inclusive que Deus deseja liberar muito mais poder do que o usufruído em nossas igrejas todos os dias, no entanto nem tudo será perfeito aqui na terra. Enfrentamos o cansaço, a dor, a morte. Medos terríveis amedrontam nossos corações. Perdemos pessoas queridas. Por tudo isso perguntamos: o que fiz de errado? Deus muitas vezes responderá: "nada meu filho, apenas confie que eu estou no controle e cuido de você."



Precisamos conhecer a Deus e mudar nossa perspectiva. O grande erro do ser humano é julgar que quando existe o sucesso, existe a aprovação de Deus. Ele não pensa como nós, seus caminhos são eternidades  Nosso tempo na terra é apenas um sopro. Não permita que a dor estrague seu julgamento. Na terra teremos dores, mas Deus cuida e no último dia julgará, dando a eternidade àqueles que foram fiéis. Podemos perder tudo na terra, mas como disse Paulo: "Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada." O apóstolo podia falar com propriedade sobre sofrimento, mas seu coração continuava alegre, pois sabia que Deus guardava algo muito melhor pra ele. Ele também guarda algo especial para nós, podemos realmente confiar.


Em Cristo
Silvio Barbosa




Nenhum comentário:

Postar um comentário