terça-feira, 4 de junho de 2013

Encruzilhadas

"Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares." Gn 32:24-26

Este texto representa um grande marco na vida do patriarca de Israel. É com certeza o momento mais representativo de seu chamado divino. Um homem com suas lutas e história, agora enfrenta, segundo as melhores leituras, o próprio Deus, vencendo-o por sua perseverança e fé. Não importa a opinião que você tenha sobre Jacó, mas é preciso admitir que ele era um obstinado atrás de seus objetivos.

Por mais que a crítica moderna tente diminuir a grandeza do personagem, tratando-o como um mero usurpador, é fato que Jacó tem a seu favor o testemunho do próprio Deus. A Bíblia não diz que Jacó roubou a benção do irmão, diz que Esaú a desprezou. Jamais afirma que o período com Labão era um castigo para o patriarca,  por outro lado vemos Deus fazendo prosperar tudo o que colocava a mão. Nossa mentalidade é demasiadamente limitada para compreender a opinião que Deus tem sobre algo ou alguém.

Toda a história de Jacó se resume a perseguir a benção. Benção pode ser traduzida do original hebraico como 'falar bem'. Encontramos eco na espanhola 'bendicion'. Benção era o momento em que o patriarca declarava palavras boas projetando o futuro de seus herdeiros. Estas palavras, segundo a crença da época, se tornariam realidades futuras. Jacó empregava todo o seu esforço em receber estas palavras, garantindo assim um futuro promissor.

No momento da luta citada acima, Jacó estava em sua maior encruzilhada. O homem descrito como um ser celestial causaria terror em todos os seus contemporâneos. Diante do próprio Deus, não se amedrontou e continuou perseguindo a benção. 'não te deixarei ir se não me abençoares'. Diante das encruzilhadas da vida, ele continuava perseguindo seu alvo. Nada o moveria de sua decisão. Ninguém o moveu de sua busca e como prêmio têm o testemunho de que venceu a Deus e agora seria chamado de Israel, o príncipe das nações, o vencedor.

Paulo nos encoraja a lutar para vencer. Jesus nos direciona para a vitória, mas precisamos enfrentar nossas encruzilhadas e seguir em busca dos nossos sonhos. Não desista. A vida é dura pra todos, mas somente os que a enfrentam e perseveram saem vitoriosos. Deus não criou você para o fracasso, mas o moldou para ser bem sucedido na missão que concedeu a você. Acredite nisso, lute suas batalhas e com certeza a benção de Deus te alcançará.

Em Cristo

Silvio Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário