quarta-feira, 26 de junho de 2013

O Gigante acordou e a Igreja?

At 17:6 “E, não os achando, trouxeram Jasom e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm alvoroçado o mundo, chegaram também aqui;”
At 17:10-19  “E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos homens. Mas, logo que os judeus de Tessalônica souberam que a palavra de Deus também era anunciada por Paulo em Beréia, foram lá, e excitaram as multidões. No mesmo instante os irmãos mandaram a Paulo que fosse até ao mar, mas Silas e Timóteo ficaram ali. E os que acompanhavam Paulo o levaram até Atenas, e, recebendo ordem para que Silas e Timóteo fossem ter com ele o mais depressa possível, partiram. E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria. De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos, e todos os dias na praça com os que se apresentavam. E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele; e uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição. E tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas?”
Intro:
Você se acha capaz de mudar o mundo?
No Brasil, estamos acompanhando uma série de protestos de pessoas que se julgam capazes de mudar o país. Ideias difusas, sem um alvo claro, sem liderança clara.
De alguma forma eles mudaram o Brasil. Para melhor? Para pior? Somente o tempo dirá, mas o certo é que utilizaram apenas ferramentas humanas para conseguir seu objetivo.
Que impacto teriam se contassem com o poder de um Deus Todo-poderoso?
Lc 19:38-40 “Dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas. E disseram-lhe de entre a multidão alguns dos fariseus: Mestre, repreende os teus discípulos. E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão.”
O que vemos no Brasil é o clamor das pedras clamando por justiça, mas sabemos que os que realmente têm fome e sede de justiça serão saciados.
1.     Alvos variados fazem com que o movimento perca força.
Na última quinta-feira, andei juntamente com uma multidão protestando na Avenida Sete de Setembro em Curitiba. Era bonito vera animação, a motivação, a força do movimento, no entanto era visível que eles não tinham um norte. Uns queriam o fim da corrupção, outros fora dilma, outros fora richa, outros direitos lgbt. Todos queriam algo, mas não havia unidade. Em certo momento alguns queriam chegar à Praça do Japão, outros entraram em uma rua antes.
Um movimento somente é forte quando anda em unidade de propósito. Paulo e Silas sabiam disso, tanto que tinham estratégias bastante conhecidas em cada cidade que entravam. Visitar as Sinagogas era certeza de conseguir alguns discípulos entre os judeus e atingir uma multidão de gentios curiosos acerca de coisas espirituais
Paulo não se propunha a outra coisa senão a pregar o evangelho, ou seja, que Jesus cristo era o Messias prometido aos judeus, que nasceu, foi rejeitado, morto, ressuscitou e agora é capaz de salvar todos os que se achegam a ele.
Doutrina é importante para quem já foi salvo, não pra quem ainda está perdido.
A igreja anda confusa, pois muitas vezes prega salvação para os salvos e doutrina para os perdidos. Santificação vem depois do primeiro encontro com Jesus.
Foco na mensagem da salvação colocaria muitas igrejas que hoje brigam entre si em um alvo único: salvar vidas. As estratégias e ênfases mudam, mas a mensagem seria ouvida pelos que precisam.
2.     Sem fé é impossível agradar a Deus ( Hb 11:6)
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”
Para ser eficiente na evangelização é preciso crer, é preciso realmente acreditar naquilo que estamos falando.
Paulo pagava um preço altíssimo para anunciar Jesus. Por quê? Porque acreditava firmemente naquilo que anunciava. Sempre acreditou? Não, tanto que era perseguidor da igreja. Todos acreditaram em sua mudança? Não, tanto que a igreja teve receio de recebê-lo até barnabé dar o primeiro passo.
Acreditaríamos se o maior inimigo do evangelho passasse a ser seguidor e defensor da fé? Não tente dar uma resposta para parecer melhor aos seus olhos. Somos homens e mulheres de pequena fé, que precisam clamar dia e noite para que Deus a aumente ao ponto de ser uma pequena semente capaz de nos lançar em direção ao nosso alvo.
Repetimos mecanicamente formulas e expressões de fé, mas quando o calo aperta buscamos outros Deuses. Deus permite muitas vezes que cheguemos a situações desesperadoras a fim de conhecermos o Deus que ressuscita os mortos. “Se Deus é por nós, quem será contra nós” Se perdermos essa vida, ele já preparou uma melhor e mais gloriosa. Se nos rejeitarem no mundo, ele nos acolhe e sustenta. Nosso Deus é o único Deus verdadeiro.
3.     As armas da fé (Ef 6:11-18)
“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,”
Muitas revoluções foram feitas com armas carnais. Nossa luta, no entanto, não é carnal, por isso armas humanas são ineficientes.
Já falamos sobre o evangelho e sobre a fé. Então vamos dar uma passada pelas outras armas que Deus nos proporciona.
a.       A verdade: “não temos poder contra a verdade, mas sim a favor dela.” Nossa efetividade está condicionada a nossa aderência a ela. Satanás é o pai da mentira, suas estratégias não se aplicam aos filhos da luz.
b.      A Couraça da justiça: um cristão jamais deve ser injusto, jamais deve estar a favor da injustiça, ser parcial, propagar ou promover qualquer coisa nesse sentido.
c.       Capacete da salvação: certeza de nossa eternidade com Deus.
d.      A espada do Espírito (A palavra de Deus): aqui reside nossa única arma de ataque. Todas as outras são defensivas. A palavra de Deus capaz de discernir o justo do injusto, a verdade da mentira, capaz de realmente edificar, de derrubar as muralhas da incredulidade, de levar todo pensamento cativo a cristo, capaz de salvar, capaz de curar. A palavra de Deus é o próprio Cristo, e através da nossa confissão dela seremos realmente vitoriosos.
Conclusão:

A igreja precisa acordar, mas ela só vai acordar se você acordar e lutar com as armas certas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário