terça-feira, 27 de agosto de 2013

Escola Bíblica

Nas igrejas de hoje, a importância da Escola Bíblica Dominical tem sido questionada. Uma redução drástica no número de participantes pode ser facilmente comprovada em conversa com os líderes de muitas igrejas. Algumas ainda contam com um bom número bruto de participantes, mas proporcionalmente ao número de frequentadores dos cultos ainda é um número baixo.  

Teria o modelo se esgotado? 

 
Antes de mais nada, deixe-me dizer que a Escola Bíblica Dominical nos moldes de hoje é uma instituição humana. Abençoou e abençoa muitas vidas, mas não está determinada ou normatizada nas escrituras. Já teve cunho evangelístico, como na época de Moody, mas hoje tem um perfil mais de discipulado, concorrendo com pequenos grupos ou células como espaço menor para troca de informações e debates. A ordem bíblica é que exista um espaço para discipulado seja este qual for, mas acredito que uma renovação na Escola Bíblica pode ser muito benéfica para a Igreja. 

Podemos questionar o horário, que realmente é complicado para quem tenta aproveitar o sábado ao máximo, no entanto existem muitas pessoas que naturalmente acordam cedo no domingo. Há a necessidade de encontrar estas pessoas, motivando-as a buscar um conhecimento mais profundo das escrituras ou mesmo um conhecimento inicial em classes mais evangelísticas. 

Precisamos capacitar os professores de forma continuada, garantindo excelência no ensino e um aproveitamento total por parte dos alunos. Nada pode ser mais desestimulante do que um professor que transforma a melhor notícia do mundo em algo enfadonho e chato. 

Devemos atualizar nossos materiais didáticos. Não existe forma de mantermos viva a Escola Bíblica Dominical com livros-texto de 10 anos atrás. Os dilemas mudaram, a abordagem mudou, a palavra continua a mesma, mas a forma de transmiti-la precisa ser alterada. 

Não podemos subestimar nossos alunos. Boa teologia, conteúdos aprofundados e atualizados podem e devem ser introduzidos na aula. Lembre-se que o participante da EBD tem acesso a inúmeros recursos e fontes de ensino, exigir que ele compareça para ouvir o que já sabe não surtirá efeito algum. 

Estas são algumas dicas para revitalizar a Escola Bíblica Dominical... o resto é trabalho sob a inspiração do Espírito Santo, esperando em Deus o crescimento da frequência e da maturidade dos participantes. 

Em Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário