segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Conhecimento e Atitude

Existe um conceito muito comum em nossas igrejas de que a Bíblia não nos foi dada para obtermos conhecimento, mas sim para transformar nossas vidas. Em uma análise rasa, a frase é perfeita, pois o objetivo final da palavra de Deus é sempre a transformação do indivíduo, no entanto é perfeitamente bíblico que essa transformação se opera através do conhecimento da revelação eterna.



"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."




"E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".



Muito se tem falado de atitude cristã em oposição àqueles que tem apenas conhecimento mecânico das escrituras, no entanto este pensamento levado ao extremo tem produzido crentes bem dispostos, mas incapazes de atingir a maturidade cristã e inaptos para levar outros a cristo. Não é a toa que muitos tem se tornado apenas ponte entre os incrédulos e o pastor da igreja, pois se perguntados sobre a razão de sua esperança, são incapazes de demonstrá-la claramente.

É bastante sintomático que a maturidade da igreja tem diminuído na direta proporção que tem diminuído a frequência aos encontros de ensino e discipulado. Muitos líderes não tem interesse no desenvolvimento intelectual de seus liderados, pois um povo não instruído é mais fácil de manipular. Não se engane, Deus distribuiu os dons de pastores e mestres para que a igreja cresça em conhecimento e assim possa atingir a maturidade plena,  a estatura de homem perfeito  O conhecimento não é inimigo da atitude cristã, mas sim sua base e seu combustível.

Obviamente conhecimento pelo conhecimento não gera frutos, no entanto divorciar teoria e prática pode gerar resultados destruidores na igreja. Hoje muitos tem medo de discordar, de debater, mas essa é a forma como o conhecimento é aprimorado. Paulo questionava Pedro publicamento. Os Corintios pediam instrução a Paulo. As cartas do novo testamento são  essencialmente didáticas. Os evangelhos foram dados para que conhecêssemos os fatos da salvação. Você acha realmente possível ser cristão sem buscar conhecimento? Até mesmo o Espírito Santo nos é dado na forma de professor.


Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.



Você ainda acha possível? Não tente se enganar, se você não buscar o conhecimento, certamente acabará dominado por algum líder inescrupuloso que a Bíblia descreve como lobo voraz. Estude, leia, busque saber o máximo possível acerca dos fatos da fé, pois com certeza será de muita utilidade, como para Timóteo que fora instruído em toda a escritura. E lembre-se que aquilo que você sabe, ninguém jamais será capaz de roubar.

Em Cristo

Silvio Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário